Estudos de Proteção, Coordenação e Seletividade
Estudos de Proteção, Coordenação e Seletividade
Com este estudo elétrico, avaliamos as instalações dos novos equipamentos na planta de modo a obter um sistema elétrico confiável, seletivo e protegido.
O estudo de seletividade feito pela Potere inicia-se na recepção, passando pelas unidades geradoras, a distribuição de força em média tensão até os disjuntores principais de alimentação de todos os centro de controle de motores, e através deste estudo, geramos folhas de coordenação gráfica, tabelas de ajustes com as respectivas correntes nominas dos fusíveis, parâmetros de ajustes dos relés de proteção e as recomendações de ajuste.
A correta atuação dos dispositivos de proteção (fusíveis e disjuntores) é estratégica para garantir a segurança e a continuidade do sistema elétrico, evitando desligamentos indevidos.
Os estudos de coordenação de proteção visam ter um sistema elétrico seletivo e garantir que os equipamentos de proteção operem em tempo hábil e garantindo que apenas o equipamento onde ocorreu a falha seja colocado fora de serviço.
A função dos dispositivos de proteção é detectar condições de falha e isolar o problema o mais rápido possível. A correta aplicação desses dispositivos de proteção depende de diversos fatores que envolvem estudo e experiência na proteção de sistemas.
Um sistema elétrico de potência industrial ideal deve ser um sistema “seletivo”, para atender ao requisito de ser seletivo, os dispositivos de proteção devem ser dimensionados e coordenados com outros, de forma que apenas o dispositivo de proteção utilizado opere primeiro. a culpa. Se por algum motivo este equipamento falhar, o próximo deve operar, limitando o problema.
Para alcançar a operação seletiva, deve-se tomar cuidado ao selecionar os dispositivos de proteção de característica de interrupção apropriados e ter conhecimento de suas curvas de tempo-corrente.
O processo de coordenação da proteção começa com o desenvolvimento de um diagrama unifilar do sistema a ser coordenado. Este diagrama deve indicar os principais dados do equipamento, como os níveis de tensão em cada barramento, potência e impedância dos transformadores de potência, comprimento e bitola dos condutores, potência e tensão dos motores, dados gerais dos transformadores.

Compatilhe
Excelência em Engenharia Elétrica
ESCOLHA A POTERE ENERGIA
Na Potere Energia, transformamos desafios em soluções inovadoras para o setor elétrico. Com expertise em engenharia elétrica, potência e energia, garantimos eficiência, segurança e sustentabilidade em projetos de qualquer escala.
Desenvolvemos tecnologias inteligentes para otimizar processos, reduzir custos e impulsionar a transição energética, tornando a geração, transmissão e distribuição de energia mais confiáveis e eficientes.
Potere Energia – Energia Inteligente para um Futuro Sustentável